top of page

SOBRE NÓS

O Centro de Educação Infantil (CEI) Madre Teresa de Calcutá, nasceu como resposta a uma necessidade concreta que o Centro de Solidariedade de Vila Matilde encontrou. O Centro de Solidariedade atendia pessoas que procuravam trabalho e, diante da exigência de muitas mulheres desempregadas que não tinham onde deixar os filhos, os responsáveis pelo Centro, junto com o Padre da Paróquia de Nossa Senhora do Belo Ramo e alguns paroquianos buscaram e reformaram o salão junto à Capela de Nossa Senhora de Lourdes para que se tornasse um lugar de acolhida destas crianças.

Na proposta inicial, toda estrutura deveria reger-se por um voluntariado de mães e de pessoas da Paróquia, que fariam um rodízio nos serviços da cozinha e nas atividades com as crianças.

Porém, o desejo de algo mais estável para as crianças levou a associação a um contato com a Prefeitura do Estado de São Paulo, para obter recursos que permitissem a admissão de um mínimo de funcionários, enquanto alguns voluntários da paróquia assumiriam a busca de alimentos e de doações de pessoas da comunidade. Com os contatos conseguiu-se um convênio com a Prefeitura para 40 crianças. 

Em fevereiro de 1988, o CEI, na época denominado Creche, começou oferecendo um serviço de atendimento a 44 crianças em período integral.

Logo no início o desejo foi de tornar o CEI uma experiência de trabalho comunitário, no qual o sujeito, isto é, quem trabalha e quem usufrui pudesse viver um relacionamento novo, uma comunhão, e desta forma aprender a ser protagonista e responsável por aquilo que se vive.

Esse pensamento tornou-se determinante da própria estrutura, utilizando-se de: encontros semanais entre os funcionários, e mensais com os pais, discutindo os problemas concretos da creche, para avaliação e decisão conjuntas, em um verdadeiro exercício da realidade.

Em 1990 depois de dois anos de funcionamento foi firmado um novo convênio com a Prefeitura que passou a nos repassar uma verba maior que que cobria 50% do custo da creche. Nesta época, o Padre da Paróquia do bairro que sempre nos auxiliou, começou um trabalho junto a amigos italianos, para arrecadar fundos para construir um prédio próprio para o funcionamento da creche. A construção durou aproximadamente dois anos.

Em 1992 a creche mudou-se para o prédio novo. Passamos então a atender 80 crianças, com idades entre 1 ano e meio e 6 anos, em período integral, com 5 refeições diárias - café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e jantar, banho, orientações de higiene e saúde, acompanhamento pedagógico, muito amor e carinho.

Atualmente atendemos 136 crianças de 0 a 3 anos, de 2ª a 6ª das 7h30 às 17h30.

 

No ano de 2014 a Creche abriu o projeto Interescola Irmã Dulce que atendia 50 crianças com idades entre 4 e 5 anos. Em contraturno escolar, suprindo a necessidade das mães que não tem onde deixar os seus filhos até a entrada ou saída da EMEI. Esse projeto era mantido com a ajuda do Programa da Nota Fiscal Paulista.

Neste ano de 2018 infelizmente deixamos de atender por falta de patrocínio e término do programa.

No ano de 2004 iniciamos um novo projeto, o Centro Social e Educacional Santa Miriam no qual atendemos crianças que estão saindo da creche e iniciando no Ensino Fundamental. O CCA funciona no horário do contraturno escolar, e são oferecidas duas refeições por período, sendo: café da manhã e almoço para as crianças que vão para a escola no período da tarde, e almoço e lanche da tarde para crianças que vem da escola no período da manhã.

As crianças do CCA tem ainda o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar com oficinas: pedagógica, de teatro, música, esporte, dança e artesanato. 

Atualmente o CCA atende 132 crianças de 6 a 14 anos, de 2ª a 6ª das 8h às 17h.

O trabalho do CCA conta com trabalho voluntário, doações e tem a parceria com a AVSI (Associação de Voluntários para o Serviço Internacional - ONG Italiana).

 

 

 

 

bottom of page